Entre seeds e peers

Já faz algum tempo descobri algo magnífico na internet, os arquivos com extensão torrent. Tal formato de armazenamento de dados é muito interessante sobretudo para quem gosta de baixar arquivos grandes, como filmes, por exemplo. UtorrentSe o cidadão for fã de filmes alternativos, antigos ou raros1… Uau! Eis o fim da quase sempre frustrada busca nas locadoras de bairro.

O que me deixa mais impressionada, no entanto, por incrível que pareça, não é a facilidade de encontrar o que procuro e baixar por meio do Utorrent, Bittorrent, Azureus, ou similares (muito melhores do que o vovozinho Emule), mas a maneira como esses programas funcionam. É uma incrível rede simbiótica! Alguém compartilha um arquivo com pessoas que também compartilham com pessoas que também compartilham… É claro que nesse caminho deve haver muitos egoístas que não compartilham com ninguém, mas a esses recuso minha atenção. Os que ficam lá compartilhando o seu arquivo inteirinho são chamados semeadores, semeadoresnome muito apropriado e que demonstra o espírito de solidariedade da empreitada à qual remeto.

Fico admirada. Ainda mais quando penso que essa rede de compartilhamento não funcionaria, ou pelo menos não seria tão acessível sem tal espírito.

É bom saber que não é tão difícil assim, pelo menos virtualmente, semear redes, ao invés de teias.

  simbiose

 

  1 Há uma comunidade no Orkut muito boa para quem gosta desse tipo de filme,  http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=74540377, ela conta com uma lista interessante de obras (todas com legendas em português), e você ainda pode fazer seus próprios pedidos, geralmente eles são atendidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: